Solidariedade

SARAPÓ PRESENTE!

Há dois anos foi assassinado Sarapó, liderança indígena e idealizador das áreas de proteção ambiental, territorial e de autodefesa do povo Ka’apor.

Sua morte foi encomendada pelo lucro que o gado do latifúndio gera ao invadir o território, pela pressão feita por empresas da mineração e do garimpo as áreas de floresta, pela lógica assassina e antipovos originários do agronegócio. Por isso a autodefesa é uma ação política e ferramenta de luta do povo Ka’apor.

Não foi a primeira liderança assassinada e, depois de seu assassinato, outros ataques continuaram, inclusive neste ano. Os mandantes permanecem na impunidade garantida sobre o assoalho da vassalagem política-estatal neste cenário de extermínio ordenado pelos ruralistas do estado do Maranhão e do Pará.

Para não fazer esquecer e continuar na luta em defesa de seu território, da floresta e biodiversidade o povo Ka’apor realizou, no território Alto Turiaçu, Maranhão, neste mês de maio a 3° marcha pelo Bem Conviver na Floresta por autonomia, autogoverno e autodeterminação.

Pela autodemarcação de seus territórios para salvaguardar suas vidas, nós dizemos, Sarapó Ka’apor presente!