TRANSPORTE SUCATEADO EM CURITIBA: MORTE CAUSADA POR ONIBUS SEM FREIO É CULPA DA URBS!
Na sexta feira dia 13/01/2024, um homem morreu e várias pessoas ficaram feridas após um ônibus de Curitiba (PR) causar um engavetamento e colidir com 10 veículos próximo ao centro da cidade. O veículo em questão apresentou falha nos freios poucas horas antes e sequer deveria estar circulando pela capital, já que também se tratava de um ônibus com a vida útil esgotada há pelo menos 4 anos.
O ônibus só não feriu ou matou mais pessoas porque estava vazio devido à falhas mecânicas e se dirigia à uma garagem. Quando o motorista acionou o suporte, a recomendação foi para que dirigisse o ônibus vazio até o local, ao invés de parar por ali mesmo. Assim, não há como dizer que foi um “acidente” o que foi uma tragédia anunciada. Esse veículo não deveria estar circulando pelo menos desde 2020, já que começou a rodar em 2010.
No início do contrato com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A), empresa responsável pelo transporte público de Curitiba, o acordo com a Prefeitura era de que após 10 anos de utilização, cada ônibus sairia de circulação justamente para não acontecer o que aconteceu. Ocorre que, em 2013, a empresa passou a não cumprir a cláusula que previa a renovação da frota e ônibus que são verdadeiras sucatas passaram a circular pela cidade com muita frequência.
Embora pague a passagem mais cara do país, no valor de R$ 6, quem anda de transporte público em Curitiba convive diariamente com ônibus velhos, sujos, sucateados, com baratas e rachaduras que deixam entrar água quando chove, entre vários outros problemas. Não é raro que esses ônibus quebrem, principalmente nos horários de pico, quando há uma maior circulação de pessoas indo trabalhar.
A propaganda do governo que diz que a capital paranaense continua tendo um “transporte modelo” não passa de mito. A verdade é que as frotas que circulam por Curitiba estão cada vez mais negligenciadas pela Prefeitura e a máfia da Urbs, que desde 1986 mantêm um contrato milionário e que há muitas décadas castigam a população com passagens caras e transporte ruim, de má qualidade e pouca ou nenhuma segurança. 6 reais é roubo!
Na década de 1970, no governo Jaime Lerner, Curitiba (PR) ficou conhecida por ter “revolucionado o transporte coletivo no mundo”. Naquela época, foi criado o sistema de ônibus por vias exclusivas copiado por centenas de outros municípios. Entretanto, mais de 50 anos depois a capital do Paraná só é modelo de passagem cara e transporte público de péssima qualidade para a população.
Tudo isso graças à ganância da URBS com a conivência da Prefeitura e da justiça burguesa – esta última, há 11 anos, deferiu uma liminar favorável à empresa e permitiu que sucatas rodassem pela cidade colocando em risco milhares de passageiros todos os dias. O prefeito Rafael Greca, quando assumiu a Prefeitura em 2017, aumentou o preço da passagem dizendo que, assim, a URBS ia poder renovar a frota e até hoje o que se vê é a continuidade de centenas de ônibus velhos, desgastados e com muitos problemas rodando.
O que poderia ser um modelo de transporte público que revoluciona é um modelo de negligência e morte em Curitiba!
O que revoluciona de verdade é transporte público, gratuito e com segurança para o nosso povo! É um mundo livre de catracas! Tarifa zero!
6 reais é roubo! Fora Greca/Pimentel e fora URBS!