Sindical

Solidariedade à greve de jornalistas e radialistas da EBC!

A Coordenação Anarquista Brasileira manifesta solidariedade à greve das e dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), iniciada na última sexta-feira, dia 26 de novembro, depois que a empresa suspendeu o acordo coletivo. Jornalistas e radialistas da EBC resistem bravamente contra a privatização da companhia e contra a precarização das condições de trabalho e o arrocho salarial, impostos pela direção da empresa.

Ligada ao governo federal, a EBC é uma empresa pública de comunicação que agrega veículos como a TV Brasil, a Agência Brasil, Rádios MEC e Nacional. Trabalhadoras/es lutam contra o aparelhamento da empresa pelo governo Bolsonaro, ao mesmo tempo em que resistem na defesa da empresa, em um cenário de oligopólio privado da mídia. Portanto, é mais que justa a defesa de seus direitos!

Vale lembrar a luta recente das e dos jornalistas dos jornais e revistas de São Paulo, que em uma mobilização inédita em décadas conseguiram arrancar dos patrões o reajuste pela inflação no último ano. Só a luta e organização podem fazer os poderosos recuarem!

No Brasil enfrentamos um cenário histórico de concentração midiática na mão de poucas famílias das classes dominantes e a serviço dos poderosos, uma comunicação pública ainda insuficiente e instrumentalizada pelo Estado, além da chegada das gigantes da internet, como projeto das classes dominantes estrangeiras. Defendemos o fortalecimento dos instrumentos de luta das trabalhadoras e trabalhadores para a tomada dos meios de comunicação e a construção de uma mídia verdadeiramente livre e popular, profundamente comprometida com os interesses do povo oprimido!

Coordenação Anarquista Brasileira
Dezembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *