GêneroRaçaVídeos

LIVE | Mulher negra em contexto de pandemia

25 de julho é comemorado internacionalmente como o dia da Mulher Negra latinoamericana e caribenha. Este dia é um dos frutos do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, que ocorreu na República Dominicana no ano de 1992.

No Brasil, desde 2014, comemora-se também em 25 de julho o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra – em homenagem à líder quilombola que viveu no século 18 e que foi morta em uma emboscada. “Rainha Tereza”, como ficou conhecida em seu tempo, viveu no Vale do Guaporé, no atual estado de Mato Grosso. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de parlamento e de um sistema de defesa. Ali, era cultivado o algodão, que servia posteriormente para a produção de tecidos. Havia também plantações de milho, feijão, mandioca, banana, entre outros. Fonte: https://www.geledes.org.br/tereza-de-benguela-uma-heroina-negra/

Neste dia emblemático é fundamental olharmos pra nossa História e reforçarmos o lugar das mulheres negras que sempre estiveram em luta e em resistência. A história de muitas mulheres como Tereza de Benguela foi negada na “história oficial dos povos”. A tentativa de apagamento não deu certo. Estamos aqui e sabemos quem trilhou este caminho antes de nós e que nos faz hoje estar de pé e seguir adiante derrubando todas as opressões que estão sobre nós.

Durante esta pandemia, a qual intensificou ainda mais a pobreza, escancarou os processos de violência policial contra o povo preto, nos fez enxergar com mais nitidez os privilégios de uma classe que tem a riqueza concentrada em suas mãos brancas, que exibiu qual a parcela da população que mais sofre pelas condições de vida e trabalho é necessário fazer ecoar mais alto e em todos os cantos a voz de mais mulheres pretas.

E é nesse sentido que no dia 25 de julho ocorreu um bate-papo com o tema “Mulher negra em contexto de pandemia no Brasil”. Foi realizado às 16h, no canal do YouTube da Coordenação Anarquista Brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *