[Rusga Libertária] 15 anos de anarquismo organizado em Mato Grosso
O anarquismo deve ser amplo em suas concepções, audaz, insaciável. Se quer viver e cumprir sua missão de vanguarda deve se diferenciar e conservar alta sua bandeira ainda que isto possa lhe isolar no restrito círculo dos seus. Mas esta especificidade de seu caráter e de sua missão não exclui uma maior incrustação de sua ação nas fraturas da sociedade que morre e não nas construções apriorísticas dos arquitetos do futuro. Igual que nas investigações científicas a hipótese pode iluminar o caminho da indagação mas apaga essa luz quando resulta falsa, o anarquismo deve conservar aquele conjunto de princípios gerais que constituem a base de seu pensamento e o alimento passional de sua ação, mas deve saber afrontar o complicado mecanismo da sociedade atual sem óculos doutrinais e sem excessivos apegos a integridade de sua fé (…)
É preciso buscar as soluções se enfrentando com os problemas. É preciso que adotemos novos hábitos mentais. Igual que o naturalismo superou a escolástica medieval lendo o grande livro da natureza em vez dos textos aristotélicos, o anarquismo superará o pedante socialismo científico, o comunismo doutrinário fechado em suas casinhas apriorísticas e todas as demais ideologias cristalizadas.
Camillo Berneri. Consciência de Partido. 20 de novembro de 1922
SEGUIR LUTANDO PELO SOCIALISMO LIBERTÁRIO
A Rusga Libertária nasce no final do mês de outubro de 2006, nasce como uma organização política de linha ideológica anarquista e com um nome próprio… mas, os que lá atrás fizeram parte da fundação da Rusga Libertária, já estavam ativamente na construção de um povo forte, do Poder Popular, do próprio processo de construir uma Organização Específica com ideologia anarquista em território brasileiro.
Em 2016, completando 10 anos de nossa caminhada, optamos por demarcar nossa comemoração de existência, luta, organização e resistência no dia 18 de novembro… data que também marca a Insurreição Anarquista de 1918, no Rio de Janeiro… data que marca o aniversário das nossas organizações-irmãs: Federação Anarquista Gaúcha (FAG) e Organização Anarquista Socialismo Libertário (OASL), 26 e 12 anos de existência, respectivamente.
A construção de uma organização política anarquista, assim como a construção de um povo forte, faz parte, totalmente, de um projeto de vida de sua militância… de uma caminhada de dedicação que passa pelo curto, médio e longo prazo de um projeto político de estratégias e táticas para se alcançar uma nova sociedade – mesmo que não cheguemos a vivenciar tal desejo. Projeto que se forja no constante combate ao conservadorismo, reacionarismo, patriarcado, racismo, machismo, LGBTQIAfobia, fascismo e toda escória produzida e reproduzida pela sociedade de classes, pelo sistema Capitalista e garantida pelo Estado.
Enquanto organização política anarquista especifista em Mato Grosso, seguiremos com nossas bandeiras erguidas nas lutas populares; seguiremos organizados, com passos firmes, humildade, ética, compromisso e estilo militante… seguiremos sem abaixar cabeça para patrões, políticos de turno, oportunistas, opressores e fascistas.
Do campo à cidade, da periferia para o centro… com autonomia, horizontalidade, democracia direta de base e protagonismo popular… Lutar, Criar, Poder Popular!
Viva o Anarquismo latino-americano!
Viva o Anarquismo Especifista!
Viva a CAB!
Pelo Poder Popular para o Socialismo Libertário!