Uncategorized

País afora, anarquistas lutam durante a pandemia

Por Miguel Silva
Coordenação Anarquista Brasileira – CAB

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, anarquistas e libertários de todas as partes do país vem fazendo ideias tornarem-se ações coletivas, concretas, suprindo em certa medida diversas carências junto aos nossos pares no mundo dos oprimidos.

Em todos os lugares surgem campanhas de arrecadações de alimentos, produtos de higiene/limpeza e mantimentos para fortalecer setores mais vulneráveis da população. Iniciativas de confecção de máscaras florescem a partir do apoio mútuo!

Ao redor de espaços políticos/sociais se distribuem alimentos, disponibilizam-se álcool em gel para setores considerados essenciais. Por outro lado, em locais de trabalho articulam-se mobilizações em defesa de trabalhadores terceirizados e precários que tem sido os mais expostos ao contágio.

Nas quebradas que temos presença, anarquistas fortalecem redes entre vizinhos ajudando, passando informação, juntando mantimentos e encaminhando a quem mais precisa.

Organizamos hortas comunitárias, atuamos junto a movimentos sociais do campo para agilizar a produção do alimento livre de agrotóxicos levando até a mesa das famílias de trabalhadoras e povos originários. Sem contar trabalhadores de nossa ideologia que seguem atuando em setores essenciais como o transporte, a saúde e outros ramos que combatem a disseminação e dão cuidados a pessoas infectadas, tudo isso defendendo o SUS.

Além de sobrevivermos do próprio suor num país onde os direitos sociais estão cada vez mais escassos e ajudar a enfrentar a pandemia,ainda encontramos energia para construir junto a companheiros e companheiras, antifascistas e antirracistas, mobilizações de rua para enfrentar o governo racista e antipovo de Jair Bolsonaro, que pelo braço armado de suas polícias civis e militares segue ceifando vidas tanto quanto o vírus.

O anarquismo no Brasil definitivamente está mais vivo doque nunca e mostra sua capacidade de ação. O Especifismo, a nossa corrente dentro da ideologia anarquista, modestamente tem sido um de seus esteios, disseminando apoio mútuo, autogestão, solidariedade de classe e ação direta na luta por vida digna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *